top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Bernardo

A carcaça do notebook quebrou, o que fazer? Por que quebra?



É realmente uma situação complicada, pois geralmente ocorre quando menos se espera (ou até esperamos mas achamos que não vai acontecer com o nosso equipamento), não é mesmo? Dependendo de como quebrou até dá para “dar um jeitinho”, e em outros casos tem que parar e consertar.


Mas o equipamento “dá sinais” de que a carcaça pode estar quebrando, mas nem sempre o usuário presta atenção ou desconhece esses sinais. Os mais comuns é quando vamos abrir, sentimos que a tampa está bem mais dura no movimento de abrir, ou então quando abrimos já sentimos uma folga quando abrimos, como se algo internamente já está querendo ficar solto. Ou seja, se notar algo estranho, o melhor é solicitar uma revisão na parte estrutural do notebook, creia que nos primeiros sinais estranhos é muito mais fácil de resolver.


E a quebra se dá devido ao abrir e fechar sucessivo ao longo do tempo, lembrando que as dobradiças é que distribuem o peso da abertura da tampa, e que elas são presas na carcaça da tela e na base do notebook, e quanto mais rígida for a abertura, indica que a articulação da dobradiça está rígida demais, geralmente por sujeira, oxidação ou ferrugem, e quem fica sobrecarregada são as bases onde a dobradiça é aparafusada, vão ficando com folga no parafuso até quebrar as bases que prendem a dobradiça ou a haste da dobradiça onde a tela é fixada, ou as bases da tampa, enfim, várias partes da carcaça podem ser afetadas. Uma manutenção preventiva periódica pode evitar esses problemas e muitos outros.


Como se efetua o reparo da carcaça? Geralmente a reconstrução das partes afetadas se dá com resina acrílica autopolimerizável, onde a reconstrução da parte danificada é feita. É um serviço altamente artesanal, onde a recuperação fica com um resultado muito bom desde que feito corretamente, e no caso de dobradiças quebradas estas serão soldadas com solda especial, quando quebradas, e também sua pressão regulada, para manter uma abertura suave da tampa.



Sempre ao constatar dificuldades no abrir e fechar do notebook, ou alguma folga, trincado, rachadura, qualquer anormalidade em sua estrutura, procure a ajuda profissional especializada, que pode recuperar ou fazer a troca da sua carcaça.

2 visualizações0 comentário

Comments


Logo_whatsapp-removebg-preview.png
bottom of page