top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Bernardo

A importância de se fazer backup periodicamente

Só sabe da importância de um backup quem já sofreu perda de dados!

É a mais pura verdade que só se preocupa com seus dados quem um dia já perdeu algo importante em seu computador, notebook, celular, pendrive, hd externo, ou outro dispositivo que seja.


Quando são dados com pouca importância, ficamos chateados mas a vida segue. Porém, a história muda quando são dados de extrema importância, não é?

Nem todos param para fazer backup de seus dados, acham que nada acontecerá, e que seus dispositivos nunca darão algum defeito, ou que nenhum dado seja deletado acidentalmente, etc.


E há aqueles, que por terem muito medo de perder dados, são bem detalhistas e catedráticos com os seus dados, mantendo eles salvos em mais de um lugar, afinal, perder dados pode custar muito caro, quando se trata de uma apresentação importante, de um relatório feito por meses incansavelmente, uma planilha de contas importantes que foi feita em uma empresa, dados sigilosos, enfim, tem dados que custam até mais caro que um equipamento. Tem perdas que causam estragos que podem abalar a vida profissional de uma pessoa, afetar uma empresa, e todo cuidado é pouco.


E quando são dados que envolve a vida pessoal, sentimental de uma pessoa?

Imagine fotos de infância dos filhos, viagens feitas, fotos de parentes que já se foram, músicas que você levou tempos para baixar e armazenar, um acervo de documentos digitalizados, filmagens de um evento importante, de um casamento, de um batizado, enfim, coisas que possuem valor inestimável, e imagine o sentimento de perder esses dados? Você perde uma parte de sua história, todo aquele acervo afetivo abala quem perde esses dados.


Postamos então essa matéria em nosso blog para conscientizar o leitor a se engajar nesse hábito de fazer backup (salvamento de dados) periodicamente, e não fazer terror na vida das pessoas. Não confie 100% em seu computador e notebook, por mais que ele seja de ótima qualidade e você trate ele muito bem, ele é um dispositivo eletrônico e acaba sendo suscetível a falhas, a parar de funcionar, ou de danificar o HD (disco rígido), onde os dados estão armazenados. E ai como fica, em um caso que te pega de surpresa, afinal defeito em eletrônico não marca dia e nem horário, não é mesmo?


A perda de dados é algo que por muitas vezes custa bem caro pro bolso de quem sofre essa perda. As empresas de recuperação de dados são extremamente aparelhadas para lidar com situações fáceis e muito complexas, mas há um preço a ser pago, e não costuma ser barato, então a prevenção pode te fazer economizar centenas ou milhares de reais.


Propomos aqui que os usuários tenham pelo menos duas ou mais formas de terem seus dados salvos, resguardados. Dependendo do volume de informações, as vezes um pendrive dá conta do recado, quando há mais dados, um HD externo, mas, se esses itens eletrônicos derem problemas? Tenha sempre pelo menos duas opções, como um HD externo e também salvar seus dados em "nuvem", em locais como Google Drive, Onedrive, que armazenam seus dados, e que podem ser sinconizados ao seu equipamento através de programas dessas plataformas, ou simplesmente serem adcionados manualmente pelo usuário quando se conectam a esses serviços.


O google drive é bem conhecido e ele faz parte dos aplicativos do Google. Quando você cria uma conta de e-mail no google, o Gmail, você tem a sua disposição uma série de aplicativos do google, entre eles o Google Drive, produto gratuito até 15GB de espaço de armazenamento, porém, pode ser expandido através de assinatura.

Outro aplicativo é o Onedrive, da Microsoft, quando você tem uma conta de e-mail da Hotmail, você se conecta ao Onedrive, e tem direito a 1TB de armazenamento.

São alternativas gratuitas, que podem ser aprimoradas quando se faz upgrades pagas, porém, deve-se analisar qual seu volume de dados para escolher a "nuvem certa" para você. Outro serviço que já utilizamos e se mostrou bem eficiente, foi o Terra backup, do provedor Terra ( https://servicos.terra.com.br/backup )


Então, analise seu volume de dados, e tenha pelo menos duas opções de backup. Salve em um pendrive, hd externo ou em nuvem, e mantenha sempre seu backup atualizado. Fez um documento novo? Fotos novas? Mande para backup. Atualizou um documento? Backup nele.

E na eventualidade de haver uma falha no seu computador ou notebook, você tem seus dados salvos, poderá trabalhar de outro equipamento sem sustos.


É muito comum usuários nos procurar nessas horas complicadas, e muitos arrependidos de nunca terem feito backup nenhum, ou de não ter feito backup periódico de seus dados, e dizem "minha vida está ai dentro desse equipamento defeituoso", será que tem jeito? Chegam desolados, e entendemos seu problema e tentamos ao máximo realizar a recuperação desses dados de maneira não invasiva ao seu HD, afinal, se as nossas tentativas não surtirem efeitos, o HD ainda pode ir para uma empresa de recuperação de dados, intacto.


Em muitos casos até conseguimos recuperar mas em casos mais extremos, indicamos uma empresa especializada na recuperação de dados, pois entendemos que se não conseguimos sucesso em um caso mais complexo, temos que direcionar nosso cliente para uma empresa idônea que recupere os dados de uma forma correta, ética e honesta, essa é a nossa visão.


E se precisar de ajuda em seu processo de backup, conte conosco! Se seu HD der defeito, podemos tentar recuperar seus dados. Se o seu computador ou notebook parou, também podemos te ajudar!





9 visualizações0 comentário

Comments


Logo_whatsapp-removebg-preview.png
bottom of page