top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Bernardo

Hd externo, é vantagem para backup?


Você confia plenamente em seu notebook ou computador, ao ponto de não se preocupar em manter seus dados salvos? Saiba que você pode estar em risco caso tenha essa opinião, de que seu notebook ou computador nunca irá dar problemas porque você cuida bem dele.

Como qualquer eletrônico, podem ocorrer falhas a qualquer momento, principalmente em HDs, que trabalham bastante e podem sofrer danos de maneira silenciosa, sem avisar, na maioria dos casos.


Imagine, em um belo dia ao iniciar seu trabalho, ligar o equipamento e simplesmente ele não iniciar ou acusar que o HD não foi encontrado, ou que os dados foram corrompidos, etc?

Como fica anos de trabalhos salvos, documentos, fotos, músicas? Já pensou nisso?


Por isso sempre sugerimos que os usuários façam backup (salvamento de dados) sempre quando houver alterações de documentos, inclusão de mais documentos, fotos, músicas ou qualquer outra coisa que seja necessário manter sempre salva. É algo trabalhoso? Sim, concordo! Mas pior do que isso é perder dados por não ter tido trabalho nem paciência de fazer backups periodicamente.


Então, como fazer esse backup? Há basicamente duas formas simples: uma em HDs externos, via USB, e outra na "nuvem", como o google drive, onedrive, ou outra aplicação de backup.

Sempre sugerimos que se faça pelo menos duas modalidades de backups, em HD externo e na nuvem. Lembre-se que seus dados precisam estar sempre bem guardados, e em caso de uma pane em seu equipamento, como em HD por exemplo, e não seja possível o acesso para salvar dados, você fica mais tranquilo(a), sabendo que tem backup.


Um Hd externo é facilmente encontrado na internet, seja do tipo "montados", com um HD de notebook encaixado em uma case USB adquirida a parte, ou por um HD externo "de marca", como Seagate, Western Digital, por exemplo.

Evite HDs "chineses" sem marca, podem não ser tão confiáveis.

Caso você não possua tantos dados assim, poderá usar até um pendrive.


E claro, ter um backup em "nuvem" também é uma opção muito viável, que junto ao backup físico em um HD esterno ou pendrive, ambos sempre atualizados, representa opção segura aos seus dados. Opções gratuitas, como o Google drive, é excelente, ou uma opção paga como o "terra backup" também é viável.


Lembre-se que manter seus dados seguros, é ter mais tranquilidade.

Caso precise de uma consultoria, estamos a disposição para esclarecimentos, e lhe ajudar nessa tarefa.


Comments


Logo_whatsapp-removebg-preview.png
bottom of page