top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Bernardo

Manutenção de computadores: cuidando do seu investimento


Com a popularização dos computadores pessoais, muitas pessoas têm um em casa. Porém, nem todos sabem como cuidar deste importante investimento.

A manutenção de um computador é importante para garantir sua longevidade e performance.

Neste artigo, vamos abordar alguns cuidados que devem ser tomados com o seu computador para garantir sua durabilidade. Além disso, vamos dar algumas dicas de como melhorar a performance do seu PC.


Por que manter seu computador atualizado e em boas condições?

Você já investiu uma boa quantia em seu equipamento, quando o adquiriu, certo? Manter seu patrimônio sempre funcionando, é essencial para evitar gastos fora da hora, e uma revisão periódica, pode prevenir muitos problemas, como a limpeza preventiva, troca de pasta térmica, cooler limpo, limpeza do gabinete e seus periféricos, manter seu sistema operacional otimizado, atualizado, enfim, cuidados periódicos evitam gastos.


As diferentes partes do seu computador e o que você precisa fazer para mantê-las funcionando bem, entenda:


A fonte de alimentação precisa ser sempre limpa e seu cooler lubrificado. É comum a fonte com o passar dos anos, ficar tomada por poeira, cooler pode travar o perder um pouco da rotação devido a sujeira, isso pode danificar os componentes da placa por falta de refrigeração e a poeira na placa da fonte e em seus componentes pode ocasionar problemas.


A placa mãe precisa ser limpa, assim como a placa de vídeo, HDs, placas de expansão, etc. A poeira realmente é um grande vilão que age de maneira silenciosa na queda de performance e compromete o funcionamento da placa mãe, podendo causar sua parada de funcionamento.


Cooler de refrigeração precisa estar sempre limpo para que não perca o desempenho da rotação, e o dissipador do mesmo precisa estar isento de sujeiras para que a refrigeração ocorra satisfatoriamente. Além disso, a pasta térmica precisa ser trocada quando se nota um aquecimento ou queda de desempenho, a fim de que o processador não sofra com calor mal dissipado, podendo até danificar o mesmo.


Deve haver periodicamente a verificação do HD em relação a sua "saúde", ou seja, uma lentidão pode ser o HD com setores defeituosos, os chamados "bad blocks" que ocorrem no disco, que aumentando significamente, podem causar uma lentidão que nem formatando resolva. Por isso, revisar a saúde do HD e sempre algo a ser feito mediante queda de desempenho, e claro, manter seu sistema operacional com um bom antivírus instalado, e atualizado.


Ou seja, revisar seu computador periodicamente evita gastos desnecessários por peças que se danificaram por falta de uma manutenção preventiva, ou de um sistema operacional que esteja prejudicando o equipamento por estar já comprometido com vírus e outras pragas virtuais, enfim, você não quer gastar desnecessariamente em uma manutenção emergencial "fora de hora", pelo motivo de nunca ter feito uma revisão eficiente em seu computador não é mesmo?


Envie seu computador para uma revisão semestralmente ou anualmente, em uma assistência de sua confiança. mas se você não tiver um local de confiança ainda, pesquise bem na sua região, que certamente achará boas empresas do ramo, verifique elas principalmente no google, em uma rápida pesquisa, para ver o nível de satisfação dos clientes que já confiaram seus equipamentos. E claro, se precisar de uma ajuda, ficaremos sempre a disposição.

3 visualizações0 comentário

Comments


Logo_whatsapp-removebg-preview.png
bottom of page