top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Bernardo

Pasta térmica, é um item que precisa ter qualidade em uma manutenção preventiva?

Há quem "não ligue" tanto para este item, e acha que qualquer uma serve, mas vamos ver que não é bem assim. Uma pasta térmica de qualidade sim influencia no resultado final de uma manutenção preventiva em notebook ou computador.

Primeiro, precisamos entender a função da pasta térmica, que é o insumo responsável para uma eficiente transferência de calor entre o processador e o conjunto dissipador de calor + cooler de refrigeração. Ela é aplicada no processador, e quando o dissipador é acoplado ao processador por parafusos ou presilhas, causa uma união entre essas partes, e a pasta térmica ajuda a compensar possíveis ranhuras que possam ter principalmente no corpo do dissipador de calor, que pode ser de cobre ou outro material que faça essa condução de calor, como por exemplo o alumínio. Por mais que essas superfícies pareçam muito bem polidas podem haver micro imperfeições imperceptíveis, que causariam lacunas de ar, mas que serão preenchidas pela pasta térmica, fazendo uma boa condução e dissipação de calor


Entenda que as vezes o desconhecimento dessas coisas, leva profissionais, principalmente os iniciantes do ramo, utilizar qualquer pasta térmica, alegando que qualquer uma serve, mas, quando começamos a entender a diferença entre um serviço profissional e amador, verificamos que a ausência de um conhecimento sólido no assunto faz o consumidor, ou seja, o cliente final fazer um investimento ruim quando opta por uma manutenção preventiva barata demais, pois geralmente investe-se poucoem uma limpeza realmente eficiente do sistema de refrigeração, e consequentemente em uma pasta térmica de qualidade.

Em resumo, a função da pasta térmica é ajudar na transferência de calor entre o processador e o dissipador, para que esse calor seja expulso através da refrigeração do dissipador pelo cooler, mantendo o processador resfriado para poder trabalhar em temperaturas aceitáveis, conforme o desempenho solicitado pelo nível de uso do computador ou notebook


Precisamos efetuar a troca da pasta térmica quando geralmente notamos em nossos equipamentos, um aquecimento excessivo (no caso dos notebooks é mais fácil perceber), ou em caso de travamentos aleatórios, lentidão, equipamentos desligando ou reiniciando, enfim, vários sinais de um sistema de refrigeração sujo ou com pasta térmica desgastada (ou ambos os casos), devem ser monitorados pelo usuário e a intervenção por um técnico capacitado deve ser levada em consideração o mais rápido possível.


Sempre opte por utilização de pasta térmica a base de prata, geralmente modelos com prata em sua composição costumam ter um valor um pouco mais alto no mercado, se comparada com a pasta branca comum, mas sempre questione ao prestador de serviços qual pasta ele utiliza, e que você tem a preferência que se use uma a base de prata com qualidade. Pasmem, mas ainda tem muita gente usando a pasta térmica branca, daquelas bem baratinhas, e o consumidor pagando caro por serviços. A pasta branca possui composição de óxido de zinco junto com silicone, sendo assim componentes de baixa condutividade térmica, e desgaste mais rápido dessa pasta.

Já a de prata, possui prata em sua composição e outros itens que viabilizam uma melhor condutividade de calor, com um desgaste mais longo, mas fiquem atentos sempre a marcas. Por isso, um prestador de serviços que utilize insumos de maior qualidade, certamente usará uma pasta de prata de boa qualidade, fará uma boa limpeza do sistema de refrigeração, lubrificação do cooler, e deixará tudo bem limpo e revisado, o que trará uma sobrevida ao seu equipamento.


Procure sempre avaliar a reputação da assistência técnica onde for levar seu equipamento, veja se ela tem bos feedbacks, principalmente no google, ou se algum colega indique um local de confiança. Claro, uma boa conversa com o profissional também será decisiva para a sua tomada de decisão, afinal um consumidor que é bem instruído, e pesquisa antes, corre atrás de informação, raramente passa por "perrengues" em assistências "quebra galho", afinal, só você sabe o quanto seu equipamento é importante e como foi o sacrifício de investir neste equipamento, então, todo cuidado é pouco.



4 visualizações0 comentário

Comments


Logo_whatsapp-removebg-preview.png
bottom of page