top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Bernardo

Quer comprar um notebook usado? Será que vale a pena? Quais os cuidados a tomar, antes e depois?

Atualizado: 4 de jun. de 2023


Com o preço dos notebooks novos lá em cima, e a qualidade nem sempre tão boa, muitas pessoas estão recorrendo ao mercado de seminovos, porém, apesar de ser um mercado aquecido, quem decide investir em um equipamento usado precisa tomar cuidados antes da compra e pós compra, para não se arrepender da decisão.


Nós, da Homeoffice Info, vamos dar algumas dicas preciosas para você investir seu dinheiro em um equipamento que vá de encontro as suas necessidades, e após isso, ainda dar um bom upgrade nele, para não gastar mais no futuro.


Vamos lá? Leia a matéria na íntegra e saiba como tomar uma sábia decisão com as nossas dicas:


Dica 1 - Nunca compre equipamento em mau estado, com promessa de que está bom.

Exatamente, esqueça as conversas de vendedor, ofertas mirabolantes, brindes, e foque no estado físico do equipamento, veja se não há desgastes de uso muito visíveis, principalmente em teclado, na tela, e na carcaça. Notebooks com muitas "marcas de guerra", podem ser equipamentos que passaram por pessoas sem muito cuidado, e se está feio por fora, imagine por dentro? Se for comprar um notebook que não esteja em bom estado, atente-se em levar para uma revisão. Desta forma, serão feitos testes que lhe dirão a realidade do equipamento.

É muito comum em sites de venda de usados, sempre ter aquele notebook baratinho, com uma ou outra coisa a ser feita nele, mas que o vendedor diz que "funciona certinho", só precisa trocar isso ou aquilo, mas depois fica melhor que novo.

Sempre consulte um técnico de confiança para lhe ajudar nessa avaliação. Nem sempre pode valer a pena um upgrade em equipamentos em mau estado.


Dica 2 - Nunca compre equipamento pelo preço, e sim pela configuração.

Sabe aquele notebook baratinho, que te chamou a atenção? Ah mas tá barato, não vou gastar tanto, e talvez me atenda. Cuidado, todo vendedor sempre vai dizer que o equipamento lhe atendeu sempre perfeitamente, mas agora precisou vender por motivo X, Y, Z.

Tome cuidado, pois a venda do usado pode ser por motivos da configuração não atender mais aquela pessoa, e se não a atende mais, por qual motivo iria lhe atender? Sempre pergunte a marca e modelo do equipamento, qual processador usa, quanto tem de memória, HD, qual o sistema operacional instalado, e se passou por algum reparo ou revisão recente, antes da venda.

Um hardware muito defasado, pode sair caro para upgrades, e talvez possa não te atender bem, e mais a frente você ter que vender esse equipamento para comprar outro, e nem sempre os investimentos feitos serão recuperados na venda.

Entenda seu nível de uso, os programas que precisa usar, e se vai valer a pena a configuração que está negociando. Consulte um técnico de confiança, para que não caia em alguma armadilha. Depois que comprou, nem sempre dá para devolver, não é verdade?


Dica 3 - Nunca compre equipamento em locais ou pessoas que não te passe confiança e segurança.

Evite sites desconhecidos na internet, pois eles podem ser uma grande armadilha. Procure locais já conhecidos para vendas, e principalmente que te protejam de alguma forma na questão de compra, como o Mercadolivre, por exemplo, que se comprar um produto que não venha como o anunciado ou já venha com um defeito não relatado pelo vendedor e você não tenha tido ciência disso no momento da compra, e você se sentiu enganado, você tem um prazo para a devolução.

Compras diretas com o vendedor, sempre escolha locais públicos para ver o equipamento, como um shopping por exemplo, ou seja, evite locais que não conheça, pois muitas pessoas caem em golpes. Não coloque desconhecidos em sua casa, pois tem "vendedores" que até dizem "ah eu entrego pra você, onde estiver, você testa e compra se quiser", muito cuidado com isso. Por bate papo de internet, whatsapp ou telefone, todo mundo é bonzinho, mas nunca dê sorte ao azar, não é mesmo?

Se optar por alguma loja, certifique-se de onde ela é, se há alguma reclamação dela na internet, se tem boa reputação de avaliações no google, enfim, levante alguma informação.

Na internet há muitas oportunidades que estão disfarçadas de golpe, e todo cuidado é pouco.


Dica 4 - Comprei, e agora, será que é só usar, e correr pro abraço?

Fez uma boa compra? Realmente foi o que queria, e ficou satisfeito? Ficamos felizes, e esperamos que seu seminovo te dê muitas alegrias e você tenha uma bela trajetória e histórias com ele.

Mas, será que é só usar mesmo? Não preciso fazer nada?

Tenha cuidado com equipamentos que já vem "prontinhos pra uso", ou seja, vai confiar no sistema que está instalado ali e nos programas que estão nele?

Recomendamos que equipamentos usados, sejam formatados novamente, ou seja, instalar sistema, e os programas que você vá precisar nele, isso feito por um técnico ou loja qualificada para isto.

Mas por qual motivo ter qualquer desconfiança? Bom, nunca sabemos se possa ter ali um programa "espião", ou vírus, algum software mal intencionado, aí você instala seus programas, baixa arquivos, entra em internet banking, vai ver o saldo de sua conta, fazer uma transferência, pix, ou qualquer transação financeira, compra online, e vai confiar em um sistema operacional e programas instalados por desconhecidos? Suas informações podem estar vulneráveis.

E não só por isso, mas todo equipamento seminovo é sempre bom passar por uma revisão, uma manutenção preventiva, para não superaquecer, e para ver a integridade do equipamento como um todo.

E também, para avaliar possíveis melhorias, como adição de memória, ou trocar o antigo HD por um SSD que é muito mais rápido, o que fará seu equipamento ganhar um pouco mais de desempenho, etc.

E se você economizou na compra, poderá perfeitamente fazer melhorias nele, terá ele mais confiável, e aumentará a vida útil dele.


Esperamos que esta matéria tenha sido útil, e ficamos sempre a disposição para uma consultoria na compra de um seminovo. Nossa equipe sempre estará a disposição para lhe auxiliar em uma boa decisão de compra, afinal, tem notebooks que serão maravilhosos e outros, uma verdadeira bomba. Como saber isso? Consulte sempre um profissional.

Precisando da gente, estaremos sempre aqui para ajudar você!





Comments


Logo_whatsapp-removebg-preview.png
bottom of page